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terça-feira, 12 de outubro de 2010

Benefícios e Malefícios do SKATE


O skate é um esporte que pode ser considerado uma diversão, mas é também competitivo. Apesar de o skate estar disponível em diversos tipos de desenhos e materiais, todos eles são compostos de prancha, eixo e 4 rodinhas. Os skatistas mais experientes podem se dar ao luxo de fazer truques como giros, rodopios, pulos sobre obstáculos e mover-se para trás e para frente. Todas essas manobras ajudam a queimar mais calorias e melhoram o rendimento físico.

O skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, principalmente a panturrilha. Apesar disso, o pessoal que anda de skate gosta do esporte simplesmente pelo prazer. Essa é uma grande vantagem, pois a pessoa vai praticar um esporte e cuidar da saúde, sem esperar um resultado em troca. Diferentemente de atividades como musculação e ginástica, em que a pessoa sempre espera um resultado e uma mudança no corpo.
Para ter um melhor desempenho nas suas sessões de skate, procure suprir as necessidades que seu corpo tem de nutrientes fundamentais. Assim, você poderá aumentar o sistema imunológico, os níveis de energia, a massa muscular, a concentração e reduzir gorduras e maneira saudável.
Nem sempre os alimentos vão conter toda a quantidade de nutrientes que você precisa. Por isso, é importante suprir essas necessidades com a suplementação.
A lista de suplementos, a seguir, indica quais os suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho durante as sessões de skate. 

- Benefícios de andar de skate:

  • O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.
  • Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.
  • Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.

- Riscos/cuidados de andar de skate:

  • As proteções para quem anda de skate são fundamentais. Protetor para os joelhos, cotovelos e capacetes são os mais importantes.
  • As fraturas, cortes e feridas são muito comuns. Principalmente nas pernas, braços, joelhos e cotovelos. Torções no punho também são muito comuns.
  • É bom fazer um trabalho de musculação para não colocar em risco a estabilidade articular (joelhos e tornozelos).

- Principais grupamentos musculares utilizados durante a prática de skate:

  • Panturrilhas.
  • Quadríceps.
  • Tendão.
  • Abdômen.
  • Trapézio.
  • Dorsal.

- Dicas para um melhor rendimento físico na prática de skate:

  • Respire bastante antes de dar impulsão no skate com um dos pés. É importante que não falte fôlego nesse momento, pois requer bastante esforço.
  • É importante ter uma boa coordenação, trabalhar para ter bastante velocidade, equilíbrio e noção de colocação do corpo no espaço.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para a prática do skate:

  • Joelheiras: protegem os joelhos, em uma eventual queda.
  • Cotoveleiras: importante para proteger os cotovelos, que são muito sensíveis e também ficam bastante expostos no caso de uma queda.
  • Capacete: protege a cabeça de uma eventual queda.
  • Skate: é composto por rodinhas, rolamentos e a prancha. Cada skatista monta seu skate com o material que acha mais adequado.
  • Tênis: tem de ser apropriado para andar de skate, com solado anti-deslizante.

Abdômen

Uma região do corpo muito falada atualmente é abdômen, principalmente no que se diz respeito à estética.
O abdômen é a parte do tronco entre o tórax e a pelve (quadril). É a maior cavidade do corpo humano e faz a sustentação da parede abdominal que contém a maioria dos órgãos, como o estômago, intestino delgado, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, útero, ovários; além da artéria aorta abdominal e da veia cava inferior.

O abdômen tem suas estruturas compostas por paredes musculares (reto abdominal, os oblíquos interno e externo do abdômen e o transverso do abdômen). Apenas a parte posterior é formada por vértebras, de T12 até a última sacral.


Quanto ao skate, a principal importância do abdômen é que ele funciona como o centro gravitacional do corpo, responsável direto pelo equilíbrio e postura corporal.
Quando há flacidez muscular abdominal, os órgãos se projetam frontalmente, modificando o centro de gravidade corporal. Com conseqüente sobrecarga na coluna torácica e lombar, o que pode ocasionar dores nesta região impedindo o skatista de andar, e principalmente alterar o equilíbrio do skatista, dificultando ainda mais a realização de manobras.

CANELITE

 

Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial de Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e musculos da Tibia, podendo se tornar uma fratura por estresse. É comum em atletas que praticam esportes de corrida como atletismo e de saltos como ginastica olimpica e o skate.
A canelite é aquela dor persistente na região da canela do skatista, que permanece durante a sessão e após a mesma, dificultando movimentos com o pé e impossibitando a realização de manobras de flip.
Alguns fatores podem desencadear este problema como a pronação dos pés por um longo período sobre o skate ou durante atividades do dia a dia, o uso de calçados inadequados sem a absorção de impacto adequada ou com essa absorção em local errado como vemos em muitos casos e os fatores genéticos pré disponentes.


Uma dica para evitar ou minimizar este problema é alonguar o local antes de aquecer, e mais uma vez depois do aquecimento antes de iniciar as manobras mais pesadas da sessão.
Caso essa dor apareça procure uma médico para fazer uma melhor avaliação (isso pode ser uma fratura por stress) e use gelo e antiinflamatórios não esteróides no começo da inflamação, então trabalhe a flexibilidade e alongue o local acometido para ganhar maior ADM e e estimular a regeneração tecidual.
Também massageie gentilmente o músculo respeitando sua tolerancia a dor e o uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento e tambem prevenir que a dor volte no decorrer da sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

8 comentários:

  1. Muito bacana essa ideia em mostrar o que o esporte nos proporciona!!
    Muitas pessoas praticam mas nao sabem quais sao os beneficios e tudo mais!!
    Espero que muitas pessoas possam ter acesso a isso e aprender um pouco mais, principalmente as pessoas que praticam esse esporte.
    Sucessooooooooo

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  2. muito bom!
    sempre gostei de skate,mas não posso andar porque minha avó é uma pessoa muito preconceituosa ,ela diz que skate é coisa de drogado e de gente sedentária .onde já se viu sedentário praticar algum esporte ?!
    enfim com essa matéria ela vai poder ver que skate tem sim as seus benefícios .

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  3. Show adorei......e muito bom o skate meu astral mudou desde entao e com estas dicas vou tirar mais proveito ainda.
    obrigado

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  4. eu sinto essa dor na canela quando ando de skate. é uma dor intensa que as vezes nao me permite continuar o rolé e sou obrigado a parar. o detalhe é que eu nao faço manobras. ando apenas em um skate cruiser(um semi long) para dar rolés finais de semana. a dor é na perna em que eu remo, e sei que ela é provocada pelo impacto na hora de remar. alguém tem alguma dica de como resolver isso?? tenho medo de ter uma fratura na perna por estresse, mas andar de skate é a coisa que mais gosto de fazer.

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    1. eu também sinto dor na canela, e eu também ando de cruiser, sera se é culpa do mini long pela posição?

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    2. Com certeza, quando eu dou aquele rolê longo na cidade toda, é comum doer devido as remadas. Relaxa, deixa o pé mais leve e procura remar devagar e dar um intervalo entre as remadas.

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  5. Obrigado pela excelente informações sobre canelite!!!! Parabéns boa matéria!!!

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  6. Muito interessante a pessoa passa a ter outra visão do skate muito massa da hora o artigo.

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